9.2.06


"Se eles se inclinam à paz, inclina-te tu também a ela, e encomenda-te a Deus, pois Ele é oniouvinte e sapíentíssimo".
Durante o decurso da história, milhares de seres humanos pereceram em guerras e perseguições. Cabe a vocês decidirem se o número de mortos na balança histórica penderá para o lado da religião ou para o lado dos regimes totalitários, das guerrilhas, das ideologias mentirosas e anti-religiosas. Analisem a religião com base na verdadeira vontade de Deus, e não com base na vontade de grupos fanáticos.
8ª surata, versículo 61
.

Rui Camacho J.N. “Terrorismo também se faz sem bombas”
“... Mas sempre reconheci que a liberdade de imprensa envolve alguns riscos o de ultrapassar os seus limites éticos, o de esquecer o bom senso e, o mais grave, de ser instrumentalizada por interesses alheios aos próprios media. Com a caricatura do profeta, o jornal dinamarquês cometeu não tanto o pecado de ultrapassar quaisquer limites, mas o erro de ter fornecido um instrumento de agitação às forças promotoras das violentas manifestações anti-ocidentais no mundo islâmico que, quase cinco meses após a publicação, serão tudo menos espontâneas. Não só com bombas se faz o terrorismo.”
.
Vicente Jorge Silva D.N. “Caricaturas de Maomé e caricaturas da democracia”
Está claro que as caricaturas do profeta não passam de um mero pretexto nesta história, por mais evidente que seja a irresponsabilidade imbecil do jornal dinamarquês que começou por reivindicar em editorial o direito de "desafiar, blasfemar e humilhar" e acabou, de rabo entre as pernas, pedindo perdão pela ofensa às crenças islâmicas.
.
Parece-me que os responsáveis pelo jornal Dinamarquês não levaram em conta outros detalhes.
Esqueceram-se que há valores que cantam mais alto, mais poderosos que as irreverências juvenis.
1º- Parece que os Iranianos queriam (ou querem?) acabar com as suas vendas de petróleo em Dólares e passá-las para Euros (passaríamos a ter também PetroEuros), sendo esta moeda muito querida para os Europeus, qual seria a reacção a esperar? Para consumo interno a condenação das reacções, para consumo externo o caixote do lixo é a nova morada dos direitos humanos (aliás nunca de lá saiu, Tibete, para além de outros).
2º- E/ou criar um centro de venda de petróleo no Irão. Ora sendo o Irão um dos maiores produtores de petróleo, que consequências isto traria para o equilíbrio dos mercados petrolíferos, e os Árabes qual o mercado que escolheriam para negociar os seu petróleo?
3º- É também por de mais evidente que a “União” Europeia é uma miragem, que os Árabes não desconhecem. E foi com tiro certeiro que o sr. Ahmadinejad, presidente do Irão afirmou; "É preciso rever e anular os contratos económicos com os países que começaram este acto detestável e os que os seguiram".
.
Jornal Dinamarquês Jyllands Posten, pela 2ª vês pede desculpas aos muçulmanos pela publicação das caricaturas. “ Pedimos desculpa pelo grande mal entendido gerado pela publicação das caricaturas que apresentaram o profeta Maomé e alimentou sentimentos belicosos face à Dinamarca.”
.
Pois bem, parece que os responsáveis pelo jornal Dinamarquês, pegaram na sua fanfarronice e a jogaram pela janela fora, pegaram na viola e meteram-na no saco, no rabo e meteram-no entre as pernas e andam á procura de um buraquito para se esconderem... ou, será que a esta hora, já têm a vidinha bem governada?
Entretanto em França surgiu outro jornal de peito inchado com novos desafios. Esperemos que o peito inchado não seja por causa de uma inflamaçãosita, ou a se fazerem á vidita, por interesses obscuros.
Próximos capítulos virão.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.