8.2.06

Comunicado do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Portugal lamenta e discorda da publicação de desenhos e/ou caricaturas que ofendem as crenças ou a sensibilidade religiosa dos povos muçulmanos.
A liberdade de expressão, como aliás todas as liberdades, tem como principal limite o dever de respeitar as liberdades e direitos dos outros.
Entre essas outras liberdades e direitos a respeitar está, manifestamente, a liberdade religiosa - que compreende o direito de ter ou não ter religião e, tendo religião, o direito de ver respeitados os símbolos fundamentais da religião que se professa.
Para os católicos esses símbolos são as figuras de Cristo e da sua Mãe, a Virgem Maria. Para os muçulmanos um dos principais símbolos é a figura do Profeta Maomé.
Todos os que professam essas religiões têm direito a que tais símbolos e figuras sejam respeitados.
A liberdade sem limites não é liberdade, mas licenciosidade.
O que se passou recentemente nesta matéria em alguns países europeus é lamentável porque incita a uma inaceitável 'guerra de religiões' ainda por cima sabendo-se que as três religiões monoteístas (cristã, muçulmana e hebraica) descendem todas do mesmo profeta, Abraão.
Diogo Freitas do Amaral
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

Sr Ministro haverá mais alguma coisa que nós (o zé povinho) não sabemos? É que fica mal condenar uma má acção e não condenar uma má reacção!

10-02-06

"... porque incita a uma guerra de religiões" (?)
-A guerra de religiões agradece-lhe o contributo.
-Na Dinamarca, como em qualquer país democrático, os tribunais estão preparados para julgar entre outras coisas, os casos de ofensas e incitamentos á violência, portanto, deixe-mo-los actuar.
-Quem é ofendido ou incitado tem também (ou devia de ter, é uma condição humana), a capacidade de avaliação, sendo arrastado para a violência se assim o quiser.


Esperemos que a Europa não queira partilhar a opinião de Vladimir Lenin:

“É verdade que a liberdade é preciosa, tão preciosa, que tem de ser cuidadosamente racionada”

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.