20.6.06

20-06-06 Expresso
Mandado de captura contra ex-ministro do Interior timorense.

Rogério Lobato acusado de distribuir armas a civis.
O ex-ministro timorense do Interior, Rogério Lobato, poderá ser preso «por distribuição de armas a civis». A emissão de mandado de detenção pela Procuradoria-Geral da República (PGR) foi confirmada hoje, em Díli, pela missão da ONU em Timor-Leste (UNOTIL).
De acordo com o comunicado divulgado pela UNOTIL, Rogério Lobato foi acusado de distribuir armas a Vicente da Conceição «Railos» com o objectivo de «perturbar a ordem pública e o primado da lei democrático».
Entretanto, enquanto Rogério Lobato continua incontactável, o primeiro-ministro, Mari Alkatiri já reagiu à notícia, afirmando tratar-se de «uma perseguição». Alkatiri nega as acusações feitas pelo comandante «Railos» - veterano da luta de resistência contra a ocupação indonésia - que alega ter recebido armas e fardas de uma das unidades de elite da Polícia Nacional com a missão de eliminar adversários políticos do primeiro-ministro. As armas e a missão terão alegadamente sido dadas ao grupo de rebeldes em três ocasiões, por Rogério Lobato, mediante indicações nesse sentido de Mari Alkatiri.
Hoje, em entrevista à Lusa e RTP, Alkatiri disse que «nunca» deu «ordens para matar , nunca dei armas a ninguém. Tenho a consciência tranquila».
Sukehiro Hasegawa, representante especial do secretário-geral da ONU em Timor-Leste, - que dará quarta-feira à tarde (hora local) uma conferência de imprensa em Díli - destaca no comunicado que a acção do gabinete do PGR «é um sinal claro de que os timorenses podem desempenhar de forma efectiva a sua responsabilidade constitucional», acrescentando que «a independência do sistema judicial é fundamental para o primado da lei em Timor-Leste».

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.