22.9.10


A máfia no seu melhor.
Quando o estado anuncia uma data para leiloar a dívida pública, e, esta se aproxima, os juros disparam, depois do leilão, começam logo a baixar.
Belo maná.
Embora a dívida pública portuguesa seja um “grande risco”...

A procura superou no entanto largamente a oferta, tendo sido de 1472 milhões de euros para os 300 milhões colocados por dez anos (quase cinco vezes mais) e de 1556 milhões para os 450 milhões a quatro anos (3,46 vezes mais).”
http://economia.publico.pt/Noticia/juros-da-divida-dispararam-na-emissao-de-hoje-face-as-anteriores_1457249

- Não há economia que resista a estes criminosos.

“Dívida pública. Juros sobem quase sempre antes dos leilões.”
“Especuladores têm aproveitado para fazer muito dinheiro com dívida portuguesa.”

“Há um lado bom na crise da dívida pública: muitos agentes internacionais, entre eles grandes bancos e fundos de investimento, estão a apostar forte contra a dívida dos países económica e financeiramente mais frágeis - caso de Portugal, Irlanda e Grécia - e a ganhar muito dinheiro com isso. Este comportamento tem sido habitual desde o início do ano.”

- Há um lado bom?... Vejamos o outro lado, o mauzinho.

“Em contrapartida, os governos - e por arrasto as economias - estão a pagar cada vez mais pelos empréstimos e os respectivos contribuintes a serem sobrecarregados com mais impostos ou cortes de despesa no futuro.”

“Este ano, por exemplo, na esmagadora maioria dos casos, sempre que se aproximou a data de um leilão de OT, as taxas de juro de mercado de longo prazo (definidas pelas intenções de oferta e de procura) subiram bastante para, após a referida operação, descerem de forma pronunciada. Este ano foram já realizados 12 leilões de Obrigações do Tesouro, envolvendo 18 tranches de dívida. Nove destas operações foram afectadas por movimentos de subida repentina das taxas de juro dias antes da sua realização, a que se seguiram quedas nos dias seguintes.”

Há aqui dois fenómenos que não consigo explicar...
1 - Embora a dívida portuguesa seja de grande risco, a procura excede a oferta...
2 - Porque razão sendo a procura muito maior que a oferta, o estado tem de pagar juros muito altos? O contrário parece-me mais lógico.

“"Os operadores vendem curto antes dos leilões e depois compram de volta [as OT] e fazem muito dinheiro. Esse parece ser o plano", constatou ontem David Keeble, analista do Crédit Agricole, à Reuters.”
- Operadores não. Os especuladores. Aqueles que ganham dinheiro com a desgraça, com o sofrimento, com a miséria, alheia.

“Outro gigante da banca de investimento, o Nomura, recomendou ontem aos clientes que aproveitem as oportunidades de lucro implícitas na compra e venda de OT da Irlanda e Portugal.”


Curiosidade
“A promessa do governo em reduzir o défice de 9,4% do produto interno bruto (PIB) em 2009 para menos de 3% já em 2012, um ano antes do que era exigido por Bruxelas, está a ser mal recebida nos mercados. Esses operadores não estão satisfeitos, exigindo cada vez mais dinheiro a Portugal pelos empréstimos contraídos.”

Apenas encontrei no i jornal estes esclarecimentos. A minha vénia.
http://www.ionline.pt/conteudo/79412-divida-publica-juros-sobem-quase-sempre-antes-dos-leiloes
.

2 comentários:

Bilder disse...

Mas se alguem for para a rua dizer isto ás pessoas ainda leva com o rótulo de maluco,apesar de muitos compreenderem o que está em causa a verdade é que as consequencias de agir contra o status instalado assustam muitos e assim continua-se com esse jogo o qual é na prática uma ditadura e não liberdade,mas é uma ditadura sem rosto pois fala-se de mercados....quem sao afinal esses mercados se não os agiotas internacionais????

Carlos disse...

Concordo consigo.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.