28.4.10


Macabro regabofe.

Standard & Poor´s baixa cotação de Portugal e Grécia no mesmo dia e cola definitivamente os dois países. (I jornal de 28-04-10, pagina, 17)

Standard & Poor´s (entre outros), com dedicação e malabarismos, tentam justificar e propiciar com sucesso, acções predatórias e especulativas, para que, FMI e Banco Mundial por exemplo, muito poucos, lucrem somas astronómicas com o empobrecimento de milhões.

As continuadas e insistentes acções, de ameaçar e baixar a cotação da Grécia, levou os seus cúmplices, agradecidos, a aumentarem os juros do crédito grego, ao ponto de se tornar impossível à Grécia, cumprir com as suas obrigações.

É um crime o que fazem!

Portugal, Grécia, Espanha e a Irlanda (porque a miserável, vergonhosa e, solidária... U(RS)E, nada fará) deviam em conjunto formular um pedido de prisão e extradição de toda a direcção da Standard & Poor´s, pelo crime de tentativa e consumação (no caso grego), de levar nações ao empobrecimento, e, simultâneamente, ao enriquecimento ilícito, imoral e criminoso até, na proporção inversa, dos seus coniventes.

“A moeda única também foi apanhada na tempestade e caiu para 1,32 dólares.”
http://www.ionline.pt/conteudo/57304-privatizacoes-turbulencia-rouba-500-milhoes-ao-valor-das-accoes-do-estado-na-edp-galp-e-ren

O bom é que o euro caiu. Sempre dá uma ajuda, ténue, às exportações.
.

4 comentários:

Diogo disse...

Não temos nada que nos preocupar com a Standard & Poor´s. Devemos é perguntar ao Teixeira dos Santos porque é que o BCE empresta aos bancos a 1% para estes nos emprestarem a 5%. E porque é que os bancos nacionais pagam 11% de IRC

Carlos disse...

Caro Diogo
Pense nos juros que o país tem de pagar. Onde o governo vai buscar esse dinheiro. Aos impostos.

Por mim a banca pode emprestar ao preço que quiser. Temos sempre outras opções.
Viver de empréstimos é sempre uma má opção. Olhe para o que está a acontecer à economia. É um efeito dominó.

O IRC que a banca paga é efectivamente escandaloso, injusto e distorce o mercado. Para além disso acho que deviam pagar IVA, que não pagam.

Diogo disse...

«Viver de empréstimos é sempre uma má opção»

Não concordo, meu caro. Suponha o seguinte:

Sicrano acaba de arranjar um emprego estável que lhe garante um salário firme.

Sicrano precisa de comprar um automóvel, mas se tiver de poupar para isso, só ao fim de 5 anos o poderá ter. O crédito permite-lhe comprá-lo imediatamente e ficar a pagar prestações. Ganha o Sicrano e ganha a vendedora do automóvel.

Beltrano, sabendo da poda, quer montar uma empresa. Para isso precisa de dinheiro que não tem. O crédito permite-lhe montar a empresa ficando ele a pagar as prestações com os lucros entretanto recebidos.


O problema não está aqui. O problema está em que são entidades privadas que têm o poder de criar dinheiro do nada e que o empresta com juros. Maior parasitismo não existe.

O que eu defendo é que só devem existir bancos exclusivamente públicos e que estes devem emprestar sem juros. Ganham os compradores, ganham os vendedores e ganha a economia no seu todo.

Abraço

Carlos disse...

Caro Diogo
O que aponta é um sistema novo. Eu tenho sérias dúvidas quanto aos governantes gerirem bem o crédito. Ainda por cima o monopólio do crédito.
Concordo tb consigo que este sistema provou se muito mau.
Quais ou como serão as garantias, por parte do emprestador, de pagamento desse crédito?
No caso de incumprimento como funciona?
Sem juros? Quem suporta com os custos?

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.