2.9.09

Ministra da Saúde do país (Espanha) admite alarmismo exagerado
Gripe A: médicos acusam interesses económicos de criar "doença fantasma"
por Sandra Pereira , Publicado em 02 de Setembro de 2009


O presidente da Ordem dos Médicos de Espanha, Juan José Rodríguez Sendín, denunciou hoje que existem interesses económicos por detrás da criação de "uma epidemia de medo" causada por uma "doença fantasma", noticiou o diário espanhol "El País".
Já ontem, o conselho-geral da Ordem dos Médicos de Espanha tinha advertido, num comunicado de imprensa, que se está a criar "um alarme e uma angústia exagerada à volta da gripe A". Mas esta manhã Rodríguez Sendín foi mais duro nas críticas que proferiu durante uma conferência de imprensa. "Existem interesses económicos, que são evidentes, e inclusive políticos", acusou o responsável.
"Com os dados à frente" confirma-se que o vírus da gripe A regista taxas de mortalidade e complicações "bastante mais leves e toleráveis" do que as que a gripe sazonal manifesta todos os anos, acrescentou Rodríguez Sendín. Assim, "95% dos pacientes irá passar pela doença sem problemas" e "não há razão para serem mais vacinados" do que já são para resistir a uma gripe normal, tranquilizou o responsável.
Após ouvir as críticas dos médicos, a ministra espanhola da Saúde,Trinidad Jimenez, teve de admitir um alarmismo exagerado e desproporcionado à volta do vírus H1N1. "Talvez estejamos a exagerar um pouco à volta de uma doença que, segundo as informações que dispomos, não tem efeitos muito maiores do que a gripe sazonal", reconheceu a responsável. Jimenez até elogiou os médicos que tomaram a iniciativa de transmitir "uma mensagem de tranquilidade" "muito razoável".
http://www.ionline.pt/conteudo/21117-gripe-a-medicos-acusam-interesses-economicos-criar-doenca-fantasma

Em Portugal continuamos activos na suinicultura.

Gripe A (H1N1): 380 casos confirmados em Portugal na última semana
02 de Setembro de 2009, 20:02
ANULA E SUBSTITUI A NOTÍCIA COM O TÍTULO: Gripe A (H1N1): Casos em Portugal mais do que duplicaram na última semana e chegam aos 5123
Lisboa, 02 Set (Lusa) - Na última semana foi diagnosticada gripe A a 380 pessoas em Portugal, segundo o último balanço da Direcção-Geral de Saúde, elevando assim para 2604 o número total de casos desde o início da epidemia.
No dia 26, data do último balanço, situava-se em 2244 o total acumulado de casos de gripe A (H1N1) confirmados desde o aparecimento da doença em Portugal.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10073526.html
.

3 comentários:

Diogo disse...

Uma boa entrevista para esfregar no focinho dos nossos responsáveis!

Carlos disse...

Penso que só alguns espanhois e mais alguém (presidente?) de um país de leste é que tiveram a coragem de denunciar esta questão.
O resto é uma autêntica vergonha. No mínimo.

Carlos disse...

Bom o dinheiro que vão gastar nesta aldrabice nem sequer é deles...
Caro Diogo anda praticamente tudo de vaselina na mão e a rastejar. Isto é uma náusea

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.