19.9.09


http://www.ionline.pt/conteudo/23754-antonio-borges-caixa-e-bcp-nao-sao-independentes-deste-poder-politico

Entrevista ao sr António Borges

Pergunta do jornalista.
“Mas as sondagens são anónimas. As pessoas têm receio de quê?”
Resposta; “Se recebo um telefonema em que me perguntam em quem vou votar, não respondo com à vontade.” Ok. Jornas KO!
Mas o jornas insiste; “Sim, mas entre esse tipo de pressão - que não será propriamente uma coisa nova em Portugal - e dizer que há uma pessoa que em casa não pode responder de forma livre a perguntas feitas por uma empresa de sondagens há uma grande diferença. Quer mesmo dizer que estamos mais perto de uma sociedade totalmente controlada?”
O jornas anda a beber o quê? É só pedir a alguém dessa empresa de sondagens (eu sei que actualmente em Portugal é uma hipótese fora de questão, absurda), uma lista das respostas com os números de telefone, ir à lista telefónica e saber o nome das personas, né?


Melhorar a competitividade
“Mas esse ponto tem de ser resolvido pelo sector privado, pelas empresas.

Não é esse o ponto. No sector privado há muitas empresas que não têm o mais pequeno problema de concorrência externa. Metade da economia não tem um problema de concorrência externa. Energia, telecomunicações, banca, seguros, distribuição, tudo isto são empresas que não têm concorrência externa.”

“Mas essas têm uma regulação que na maioria dos casos as protege...

Exactamente. Temos metade da economia protegida da concorrência externa, ajudada por uma regulação muito favorável e para quem o único problema é o mercado não crescer mais. Nesta metade da economia todos esses empresários querem que o governo gaste mais, se endivide mais, porque é isso que ajuda a determinar a sua prosperidade. Para a outra metade da economia, que são as empresas expostas à concorrência estrangeira, nada disso conta - o governo pode gastar o que quiser porque não vai para elas. Há aqui um dilema muito forte. Portugal tem sido governado para uma metade da economia, esquecendo a outra.”
Penso que não é necessário qualquer outro comentário para esclarecer como o país tem sido governado pelos políticos nestes últimos 30 anos.
Para os mais desatentos, não sou do psd!

*


http://www.ionline.pt/conteudo/23737-winston-churchill-simplesmente-um-grande-homem

Winston Churchill: Simplesmente, um grande homem
por João Carlos Espada, Publicado em 19 de Setembro de 2009


“Em 1936, num discurso contra as tiranias nazi e bolchevique proferido em Paris, Churchill exprimiu com clareza e vigor a sua repulsa pelo despotismo: "Como poderemos nós, criados como fomos num clima de liberdade, tolerar ser amordaçados e silenciados; ter espiões, bisbilhoteiros e delatores a cada esquina; deixar que até as nossas conversas privadas sejam escutadas e usadas contra nós pela polícia secreta e todos os seus agentes e sequazes; ser detidos e levados para a prisão sem julgamento; ou ser julgados por tribunais políticos ou partidários por crimes até então desconhecidos do direito civil?"”

“Os intelectuais tendiam a ser entusiastas fervorosos das marés revolucionárias, fossem da esquerda ou da direita, do comunismo ou do nacional-socialismo.”
Hehe, ops...


“"Temos de nos precaver contra a inovação desnecessária, especialmente quando é orientada pela lógica", disse numa afirmação que ficou famosa, ao responder em 1942 na Câmara dos Comuns a uma proposta no sentido de se alterarem as designações do Ministro da Defesa e do Secretário de Estado da Guerra, por serem títulos ilógicos.”


“... escreve Churchill, "[Hitler] nutria um ressentimento amargo, que ocultava, em relação ao mundo que lhe negara o êxito. Estes reveses não o levaram a ingressar nas fileiras do comunismo. Acalentava cada vez mais um sentimento anormal de lealdade racial e uma admiração fervorosa e mística pela Alemanha e pelo povo alemão. (...) Só e fechado sobre si mesmo, o pequeno soldado reflectia e especulava sobre as possíveis causas da catástrofe [a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial], orientado apenas pelas suas experiências pessoais limitadas. (...) A sua indignação patriótica fundiu-se com a sua inveja em relação aos ricos e afortunados dando origem a um ódio profundo".”


E assim chegou à conclusão de que Hitler era de direita?... Ou por isso se tenha tornado de direita?... Vejamos as frases que vem a seguir...


“... porque, durante décadas, a propaganda comunista e esquerdista tentou identificar Hitler com o capitalismo. Churchill nunca se deixou impressionar por essa propaganda.”


“... e sabia muito bem que o nazismo e o comunismo pretendiam destruir a economia de mercado. Queriam substituir os mecanismos de mercado e a propriedade privada por uma economia centralizada e militarizada.”

Próximo sábado há mais.

A ver vamos.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.