29.6.09

.
http://www.ionline.pt/conteudo/10720-rothschild-e-freshfields-imperios-ligados--escravatura

Rothschild e Freshfields: impérios ligados à escravatura
por Gonçalo Venâncio, Publicado em 29 de Junho de 2009

Dois dos maiores nomes da City beneficiaram do comércio de escravos e podem vir a sofrer as consequências passados 200 anos Niall Ferguson, distinto historiador de Harvard, chamou-lhes "profetas do dinheiro". Eles são os Rothschild, uma dinastia de banqueiros judeus de origem alemã, com tentáculos genealógicos e financeiros espalhados um pouco por todo mundo.

Nome grande da City londrina, o banco de investimento NM Rothschild & Sons é a cara do império fundado no século XIX por Nathan Mayer Rothschild. Relatos históricos sugerem que Nathan ganhou fama, prestígio e músculo económico na banca mundial depois de financiar o esforço de guerra do império britânico e dos exércitos de Wellington - nas operações contra as invasões napoleónicas em Portugal e Espanha. Sabe-se hoje que não foi apenas essa a alavanca do banco. Registos do arquivo nacional britânico, revelados na edição de fim-de-semana do "Financial Times", provam que Rothschild beneficiou financeiramente com o comércio de escravos. Não foi o único. James William Freshfield, fundador da Freshfields Bruckhaus Deringer, a quarta maior firma de advogados do mundo e um dos nomes mais cintilantes do magic circle (designação do grupo das mais poderosas sociedades de advogados londrinas), também tirou proveitos económicos de uma "área de negócio" que no século XIX ainda prosperava nas colónias britânicas e nas docklands do Tamisa.

A história tem quase 200 anos mas, para azar do grupo Rothschild e da Freshfields, não pode ficar fechada no baú do arquivo nacional. Nos Estados Unidos, um dos principais mercados para os dois gigantes, o tema da escravatura continua bem vivo. Ainda este mês, o Senado norte-americano passou uma resolução em forma de pedido de desculpas pela escravatura e pela segregação racial.

Tanto Nathan Rothschild como James William Freshfield foram retratados, no seu tempo, como entusiastas opositores da escravatura. Aliás, lê-se numa nota da Freshfields, que James era um membro activo da Church Missionary Society, um movimento ligado ao abolicionismo. Mas os documentos sugerem que James e os seus filhos tinham como clientes vários comerciantes de escravos, especialmente nas Caraíbas.

Escreve o "FT" que, com a abolição da escravatura, em 1830, Rothschild teve um papel essencial ao financiar aquela que foi, em percentagem da despesa nacional, a maior operação de resgate de um único sector de actividade económica alguma vez feita pelo governo britânico. Mas hoje as credenciais antiesclavagistas do banqueiro são postas à prova, depois de a documentação do arquivo nacional ter mostrado que o seu banco ganhava muito dinheiro nos negócios com os negreiros. Na opinião de Ferguson, autor de um livro sobre a família Rothschild, a publicação destes documentos prova "a importância da escravatura na formação da riqueza britânica" em 1830. Mais moderado, o académico da University College of London responsável pela análise dos documentos acredita ser possível "ultrapassar o fosso entre os que negam a importância da escravatura para a economia e aqueles que acreditam que o Reino Unido foi inteiramente erguido à custa de sangue escravo", diz Nick Draper ao "FT".

Já em 2006, o então primeiro-ministro britânico, Tony Blair, expressou o seu "profundo arrependimento" pelo envolvimento do Reino Unido no comércio de escravos. Se seguirem o exemplo de outros pesos-pesados do mercado internacional também ligados à escravatura, o pedido de desculpas da Freshfields e do banco Rothschild pode custar muito dinheiro. Em 2005, a JP Morgan foi obrigada a pedir desculpas públicas pelas suas ligações à exploração da escravatura e materializou o arrependimento financiando uma bolsa de estudo de cinco milhões de dólares (3,5 milhões de euros) para alunos negros do Louisiana.



http://www.youtube.com/watch?v=8F4IGwuKdUQ&feature=player_embedded



http://www.youtube.com/watch?v=q2Yjoi2_5pw



http://www.youtube.com/watch?v=47WM2BhklmM



Fed Reserve Cannot Account for $9 Trillion
Ok. Eu repito
Fed Reserve Cannot Account for $9 Trillion
http://www.youtube.com/watch?v=OwTlSOeElLU



Bye, Bye Internet!
http://www.youtube.com/watch?v=tzfwApI0GkU



Artigo muito bom no blog, Um Homem das cidades
Biliões para Banqueiros –
Dívidas para as pessoas
http://citadino.blogspot.com/2009/06/bilioes-para-os-banqueiros-dividas-para.html

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.