25.4.07

Ex-soldados guineenses reclamam pensões de reforma
Marcha em Bissau contra Governo português
Maria Luiza Rolim
A Associação dos Ex-Militares das Forças Armadas Portuguesas na Guiné promete avançar com queixas contra Portugal nas instâncias juidiciais da UE.
Os ex-soldados guineenses que serviram o exército português durante a guerra colonial escolheram esta quarta-feira, precisamente o dia 25 de Abril, para realizar "uma marcha silenciosa e pacífica" até à Embaixada de Portugal em Bissau. Os manifestantes acusam os sucessivos governos portugueses, bem como as autoridades guineenses, de incumprimento dos acordos de Argel, que lhes dava direito a pensões de reforma com a independência da Guiné-Bissau.
Segundo o porta-voz da AMFAP- Associação dos Ex-Militares das Forças Armadas na Guiné, que reúne mais de seis mil ex-soldados, "Portugal, lamentavelmente, diz agora que já não somos portugueses, esquecendo-se que lutamos servindo a bandeira e a Pátria portuguesas". Rui Ferreira queixa-se de que nem a Embaixada de Portugal os trata com dignidade.
Ao alegar que os ex-soldados já não são portugueses e que o caso, por isto, tem de ser tratado entre os dois Estados, Portugal tem adoptado uma "atitude esperta", com vista a "ganhar tempo" para não pagar as referidas pensões, afirma este antigo deputado à Assembleia Nacional Popular (ANP). Para Rui Ferreira, Portugal está, na verdade, esperando "pela lenta morte dos ex-militares naturais da Guiné".
"É uma estratégia esperta, mas infeliz porque não respeita a palavra dada", afirma, defendendo que Portugal devia seguir o exemplo de França que, 40 anos depois, continua a regularizar a situação daqueles que lutaram pela bandeira francesa.
O protesto dos ex-soldados vai também para as autoridades guineenses, acusadas de "atitudes discriminatórias", na medida em que não são abrangidos pelos programas nacionais de reinserção ou reintegração social. "Somos humilhados no nosso país por termos servido a bandeira portuguesa, mas agora ninguém quer saber de nós".
Em -
http://expresso.clix.pt/Africa/Interior.aspx?content_id=388513

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.