20.10.06

Electricidade
SOL 20-10-06
Manuel Pinho limita aumentos a 6%
Durante esta tarde, em conferência de imprensa, Manuel Pinho declarou em 6% o aumento máximo das tarifas de electricidade e que o prazo de amortização do défice sobre tarifário será de 10 anos (mais cinco do que o anunciado antes). Ontem, em entrevista ao SOL, o Ministro da Economia tinha considerado «inaceitável» o aumento de 15,7% proposto pela ERSE
O Ministro da Economia declarou esta tarde, em conferência de imprensa, que o aumento da tarifa de electricidade será fixado em 6%, contrariamente aos 15,7% anunciados pela ERSE. Manuel Pinho acrescentou ainda que o prazo para a amortização do défice de tarifários será de 10 anos.
Considerando «inaceitável» o aumento proposto pela ERSE, e tendo em conta que o aumento levaria a uma «diminuição de poder de compra dos portugueses» e tornaria Portugal menos propício ao investimento estrangeiro, além de causar problemas nas empresas e comprometer o progresso económico.
Manuel Pinho afirmou que o processo será «progressivo e sem radicalismos», sendo possível ver os seus «efeitos positivos sobre o mercado a partir de 2009».
O ministro deu por finalizada a conferência ao divulgar que o indicador de actividade económico está mais alto do que nos últimos 8 meses - segundo o anunciado pelo Banco de Portugal o que mostra que o país está no «caminho positivo» para sair da crise.


Mais uma relíquia
Com que então aumentar o preço da electricidade é mau para a economia, inaceitável, tornaria Portugal menos propício ao investimento estrangeiro, mas, por outro, gradualmente, começar-se-á a ver os efeitos positivos sobre o mercado a partir de 2009?

Está-me a cheirar que alguém anda a fazer o papel de mau, para outro fazer o papel de bom.

Nenhum comentário:

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.