Autoridades das Molucas querem cooperar com Portugal.
O arquipélago indonésio das Molucas quer reatar os contactos com Portugal, interrompidos há mais de 400 anos, para recuperar o seu património histórico de influência portuguesa, disse à Lusa hoje o embaixador de Portugal em Jacarta.
José Santos Braga visitou várias ilhas das Molucas entre os passados dias 27 e 30 de Março, no que constituiu a primeira deslocação oficial de um representante do Estado português nos últimos 400 anos.
A deslocação, a convite das autoridades regionais e locais do arquipélago, permitiu identificar «a urgência da preservação do legado português, traduzido em especial em ruínas de fortalezas, objectos de armaria e de culto religioso, música e dança e ainda num extenso rol de palavras de origem portuguesa ainda em uso».
«A importância daquele legado é tanto mais estranha quanto a presença intensa dos Portugueses no arquipélago das Molucas, em busca de especiarias, se estendeu apenas por um pouco menos de um século, a partir de 1512», disse José Santos Braga.
As autoridades locais das Molucas sublinharam a importância da avaliação do património de origem portuguesa, e deram como exemplo a regular descoberta de objectos ligados ao período da presença portuguesa.
Um exemplo dessas descobertas é um canhão Bocarro, de forma alongada e rico em ornamentos, retirado recentemente do fundo do mar, a 200 metros da ilha de Tidore.
José Santos Braga acrescentou que os projectos que serão apresentados ao Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), municípios, fundações e empresas portuguesas, «contemplarão, além da inventariação e de propostas de preservação do património português, a construção ou reabilitação, partilhada com as autoridades locais e com fundos da União Europeia, de um pequeno conjunto de infra- estruturas que poderão, de forma imediata, elevar a qualidade de vida nas pequenas povoações contíguas aos vestígios da presença portuguesa».
Diário Digital / Lusa 02-04-2006 14:15:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Arquivo do blog
-
▼
2006
(92)
-
▼
abril
(14)
- Operação FuracãoMinistério Público denunciou 6 ins...
- O país que não merece ser desenvolvido Por João Cé...
- A inevitabilidade.Sábado á tarde, calmamente senta...
- ExpressoMais de metade faltaram. Deputados entrara...
- Manipulex baratex.Expresso 12:02 9 Abril 2006Ba...
- Foto gentilmente fanada da revista Visão.A lenda o...
- It is by the goodness of God that in our country w...
- Correio da Manhã 06-04-06De acordo com Euclides Dâ...
- Autoridades das Molucas querem cooperar com Portug...
- E lá diz o brocardo árabe.Quem não sabe e sabe que...
- Expresso 05-04-06As coisas que se lêem...“O presid...
- Expresso 5-04-06A circular, assinada pela director...
- O advogado de Carlos Cruz, Serra Lopes, não acredi...
-
▼
abril
(14)
Quem sou eu
Tecnologia do Blogger.
Nenhum comentário:
Postar um comentário