“Campanha racista leva direita ao poder na Suíça.”
“Causou polémica com a sua campanha racista e xenófoba, mas a União Democrática do Centro (UDC) foi a grande vencedora das eleições legislativas na Suíça. E se o partido da direita populista, que promete expulsar do país todos os criminosos estrangeiros, conseguiu o melhor resultado de um partido na Suíça desde 1920...”
-- Acabo de descobrir uma nova definição para os termos “racista” e “xenófobo”. Se um país expulsar criminosos, que não são nacionais, porque os nacionais são responsabilidade do próprio país, é, por actos de magia inexplicável, racista e xenófobo.
“Estes resultados são o corolário de uma campanha marcada por uma rara violência, que culminou com violentos confrontos entre a polícia e militantes da extrema-esquerda que tentavam impedir uma manifestação da UDC em Berna.”
-- A esquerda, democrática, no seu melhor!
“O partido de Blocher, xenófobo e anti-europeísta, esteve no centro do debate durante a campanha devido a um cartaz no qual uma ovelha branca expulsa com um coice uma ovelha negra do território suíço.”...
-- Vá lá que o nosso PR, quiçá sabendo destes novos devaneios do DN e dos fazedores de opinião, exortou para que a boa moeda, e não a boa ovelha, expulsasse a má moeda e não a ovelha negra ou ranhosa.
...“Num país em que os estrangeiros representam 20% da população, o cartaz foi muito mal recebido. Ouvido pela BBC, Georg Lutz, analista na universidade de Berna, explicou que a economia Suíça depende dos imigrantes. "Se expulsássemos todos os imigrantes, a nossa economia entrava em colapso de um dia para o outro", explicou o professor.”
-- Engraçado como toda a economia europeia depende dos imigrantes. Será que temos uma europa sem nativos? Será que os europeus não trabalham? Ou será que estão a falar duma economia paralela?
-- O sr Georg Lutz, analista na universidade de Berna, anda muito confuso, ou então a universidade de Berna, já não é o que era. Pobres alunos. O dito sr, já não sabe qual a diferença entre criminosos e imigrantes. Enfim, ainda falam das nossas universidades. A continuar assim, ainda deixam de fabricar chocolate castanho...
“Os dirigentes da direita populista explicaram que apenas querem expulsar os estrangeiros que tenham cometido crimes. Mas a sua proposta de lei refere também o repatriamento das famílias dos criminosos.”
-- Parece-me uma medida sensata, mas devido à mais que evidente falta de bom senso, na notícia, o melhor é não comentar.
“Os críticos da UDC temem que este género de campanha destrua a imagem de consenso e tolerância que caracteriza a Suíça. conhecida internacionalmente pela neutralidade, além do segredo bancário, os chocolates e os relógios.”
-- Ou os críticos ou o escrivão de serviço, andam baralhados com as definições. Quiçá estes críticos são os resultado de muitos Georg Lutz.
Como sempre nestas coisas, convém ler a notícia noutros jornais.