28.4.07

How Bush's grandfather helped Hitler's rise to power
EM: -
http://www.guardian.co.uk/germany/article/0,,1312542,00.html

Ao ler hoje esta notícia no jornal Gardian Unlimited, que me parece bastante incompleta, não deixei de admirar certas frases que transcrevo.

“August Thyssen, the founder of the dynasty had been a major contributor to Germany's first world war effort and in the 1920s, he and his sons Fritz and Heinrich established a network of overseas banks and companies so their assets and money could be whisked offshore if threatened again.”

“December 1931 and admits backing Hitler in his autobiography, I Paid Hitler, when the National Socialists were still a radical fringe party. He stepped in several times to bail out the struggling party: in 1928 Thyssen had bought the Barlow Palace on Briennerstrasse, in Munich, which Hitler converted into the Brown House, the headquarters of the Nazi party. The money came from another Thyssen overseas institution, the Bank voor Handel en Scheepvarrt in Rotterdam.
By the late 1930s, Brown Brothers Harriman, which claimed to be the world's largest private investment bank, and UBC had bought and shipped millions of dollars of gold, fuel, steel, coal and US treasury bonds to Germany, both feeding and financing Hitler's build-up to war.”

“Jones recommended that the assets be liquidated for the benefit of the government, but instead UBC was maintained intact and eventually returned to the American shareholders after the war.”
“No further action was ever taken nor was the investigation continued, despite the fact UBC was caught red-handed operating a American shell company for the Thyssen family eight months after America had entered the war and that this was the bank that had partly financed Hitler's rise to power.”

“Walker and Harriman were the two evil geniuses, they didn't care about the Nazis any more than they cared about their investments with the Bolsheviks.”

Especialmente o último parágrafo se pode perceber como os grandes banqueiros, tanto financiaram Hitler como Lenine.
E as perguntas são inevitáveis. Porque razão estes capitalistas financiaram o regime nazi e em especial o comunista? Este último sendo abertamente anti capitalista? Terão sido só estes?

27.4.07

A Guerra civil Espanhola

“Em seu livro A Experiência Vermelha, Yuan Delbos, radical-socialista francês, ministro do Front Populaire em 1935, conta-nos que viu, no Museu da Revolução Universal, em Moscou, um salão especial dedicado à Espanha onde expunham fotografias de líderes, de comícios, exemplares de revistas como A Bandeira Vermelha, A Palavra, e outras. “Senti naquela sala, diz Yuan Delbos, uma estranha atmosfera de fé, de exaltação revolucionária, e um vago cheiro de sangue...””

Interessante esta expressão que segue;
““...Poderás fazer um pacto com o leviatã?” Anos depois, diante de outro leviatã, irmão caçula do comunista, as democracias ocidentais várias vezes tentaram fazer de conta que acreditam nos que em nada acreditam. Teremos Munique. E anos mais tarde teremos Ialta....”
“Senhores absolutos do terreno, os comunistas e anarquistas não tardaram a retornar aos atos de terrorismo de que precisavam para colocar a opinião pública, vagamente disponível e liberal, numa atmosfera de medo. Multiplicaram-se logo os assassinatos políticos, e desencadeou-se uma campanha de perseguição religiosa que, em volume e crueldade, deixou esquecidas as anteriores. De 16 de fevereiro a 13 de maio foram totalmente arrasadas 124 igrejas e incendiadas 217....”

A frase que se segue é um mimo, do autor;
“Cabem aqui algumas amargas reflexões. Qualquer pessoa, medianamente dotada da pequena sabedoria do bom senso, saberá com límpida e sem necessidade de alongados e complicados argumentos, que aquela raça de gente que assassina, estupra e incendeia não é certamente a mais qualificada para empreender e promover o paciente e tantas vezes humilde trabalho de prover e orientar as necessidades de um povo, os programas de alimentação, comunicação, saúde pública, ensino e agricultura. Não será certamente por aqueles processos que os pobres deixarão de ser pobres e os ricos deixarão de ser gananciosos. O bom senso nos diz que a violência será necessária alguma vez para tirar do poder um governo injusto, desumano, assassino e incendiário, como é o caso da Espanha em julho de 1936; mas jamais nos dirá que a violência, o assassinato, o estupro de freiras e a tortura de sacerdotes é o método mais indicado para aumentar o produto nacional bruto, para incrementar a lavoura e para promover o progresso e o bem-estar de um povo.” *
De; Sr. Gostavo Corsão
EM: - http://gustavocorcao.permanencia.org.br/Artigos/espanha.htm

* Estes dois vídeos dão-nos alguma ideia de como o sr Gostavo Corsão tinha razão.
A hitória sangrenta do comunismo 1
http://video.google.com/videoplay?docid=8249035553873309392&q=Bloody+History+of+Communism+1
A hitória sangrenta do comunismo 2
http://video.google.com/videoplay?docid=-6990636097246645692&q=Bloody+History+of+Communism+2
“ Fiquei silencioso. E ela repetia,.com estridência: — Os russos estão entrando em Berlim! Inexplicavelmente respondi-lhe: — Merda! E no quarto diante de minha mesa de trabalho e do crucifixo, depois de uma breve oração deitei a cabeça nas mãos e repeti para mim mesmo como quem geme: — Os russos estão entrando em Berlim. Uma certeza medonha e brutal apunhalou-me: perdêramos a guerra. Ou melhor, perdêramos a paz. Eu sentia o punhal: arrematara-se a mais hedionda conjuração de traições. E começava, naquele dia de festividade monstruosamente equivocada, uma era de inimagináveis imposturas. Incompreensivelmente, depois de tantos sofrimentos, de tão detidos esforços, de tão maravilhosos heroísmos, os povos de língua inglesa, derrotados por si mesmos, pelo liberalismo e pelo democratismo, entregavam ao Minotauro comunista dez vezes mais do que a parte da Polônia em razão da qual entrara o mundo em guerra. Singular e cínico paradoxo: para cumprir um tratado e para evitar a partilha da Polônia, a Inglaterra e a França aceitaram finalmente o ônus de uma guerra mundial contra o pacto germano-soviético; agora, depois da vitória sobre o nazi-comunismo, entregava-se a Polônia inteira ao comunismo que também foi vencido, e que só comparece entre os vencedores no quinto ato da comédia de erros, graças a um aberrante solecismo histórico, que nem sequer podemos imputar à habilidade e à astúcia do principal beneficiário. A impressão de uma direção invisível nessa comédia de erros impõe-se irresistivelmente.
Eu ouvia os foguetes. Milhares de bons cidadãos, de excelentes pais de família, de fidelíssimos antinazistas, abraçavam-se, congratulavam-se uns com os outros, convencidos de que finalmente as 'democracias" alcançavam a vitória. E eu perguntava: que vitória? ...”
“... um furacão passaria sobre o mundo com devastação maior do que a de todas as guerras somadas, e então veríamos os padres abandonarem as batinas, as freiras esquecerem os votos e os medos, e os bispos se transformarem em diretores, secretários, presidentes e vice-presidentes de uma organização burocrática incumbida de publicar falsas notícias e de difundir doutrinas e esperanças ainda mais falsas. ...”
Autor Sr. Gostavo Corsão.

http://gustavocorcao.permanencia.org.br/Artigos/secnada1.htm

25.4.07

Não pude deixar de rir à gargalhada quando li esta notícia. Ou antes, esta caricatura.
“PSP protege cartaz do PNR no Marquês de Pombal durante comemoração do 25 de Abril”
EM: -
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1292158&idCanal=21
---
No jornal de Bruxelas
An old Arab lived close to New York City for more than 40 years. He would have loved to plant potatoes in his garden, but he is alone, old and weak. His son is in college in Paris, so the old man sends him an e-mail. He explains the problem:
"Beloved son, I am very sad, because I can't plant potatoes in my garden. I am sure, if only you were here, you would help and dig up the garden for me.

I love you,
Your Father"
The following day, the old man receives a response e-mail from his son:
"Beloved Father, please don't touch the garden. It's there that I have hidden 'the THING'.

I love you, too,
Ahmed"
At 4pm the US Army, The Marines, the FBI, the CIA and the Rangers visit the house of the old man, take the whole garden apart, search every inch, but can't find anything. Disappointed they leave the house.
A day later, the old man receives another e-mail from his son.
"Beloved Father,

I hope the garden is dug up by now and you can plant your potatoes. That's all I could do for you from here.
I love you,
Ahmed."
Stop This Awful Totalitarian EU Legislation
http://www.brusselsjournal.com/node/2066
Ex-soldados guineenses reclamam pensões de reforma
Marcha em Bissau contra Governo português
Maria Luiza Rolim
A Associação dos Ex-Militares das Forças Armadas Portuguesas na Guiné promete avançar com queixas contra Portugal nas instâncias juidiciais da UE.
Os ex-soldados guineenses que serviram o exército português durante a guerra colonial escolheram esta quarta-feira, precisamente o dia 25 de Abril, para realizar "uma marcha silenciosa e pacífica" até à Embaixada de Portugal em Bissau. Os manifestantes acusam os sucessivos governos portugueses, bem como as autoridades guineenses, de incumprimento dos acordos de Argel, que lhes dava direito a pensões de reforma com a independência da Guiné-Bissau.
Segundo o porta-voz da AMFAP- Associação dos Ex-Militares das Forças Armadas na Guiné, que reúne mais de seis mil ex-soldados, "Portugal, lamentavelmente, diz agora que já não somos portugueses, esquecendo-se que lutamos servindo a bandeira e a Pátria portuguesas". Rui Ferreira queixa-se de que nem a Embaixada de Portugal os trata com dignidade.
Ao alegar que os ex-soldados já não são portugueses e que o caso, por isto, tem de ser tratado entre os dois Estados, Portugal tem adoptado uma "atitude esperta", com vista a "ganhar tempo" para não pagar as referidas pensões, afirma este antigo deputado à Assembleia Nacional Popular (ANP). Para Rui Ferreira, Portugal está, na verdade, esperando "pela lenta morte dos ex-militares naturais da Guiné".
"É uma estratégia esperta, mas infeliz porque não respeita a palavra dada", afirma, defendendo que Portugal devia seguir o exemplo de França que, 40 anos depois, continua a regularizar a situação daqueles que lutaram pela bandeira francesa.
O protesto dos ex-soldados vai também para as autoridades guineenses, acusadas de "atitudes discriminatórias", na medida em que não são abrangidos pelos programas nacionais de reinserção ou reintegração social. "Somos humilhados no nosso país por termos servido a bandeira portuguesa, mas agora ninguém quer saber de nós".
Em -
http://expresso.clix.pt/Africa/Interior.aspx?content_id=388513

23.4.07

“ José Luis Rodríguez Zapatero, Spain’s accidental prime minister who was thrust into office by the Islamic terrorists who set off a series of train bombs in Madrid only three days before the 2004 general elections, has just marked his third year in power. ...”
Uma delícia este parágrafo.
EM: -
http://www.brusselsjournal.com/node/2068
DE: - Soeren Kern

11.4.07

“Cavaco contra referendo sobre Tratado da União Europeia
Presidente a favor da ratificação pelo Parlamento português
O Presidente da República, Cavaco Silva, recordou hoje em Riga, Letónia, que é contra a realização de um referendo em Portugal sobre a próxima revisão do Tratado da União Europeia.”
EM: -
http://jn.sapo.pt/2007/04/11/ultimas/Cavaco_contra_referendo_sobre_Tr.html

Valente democrata, este sr Cavaco.
Será que a presidência tem um preço?


Mas, na comemoração, hoje, do 25 de Abril...

“"Não me resigno nem me conformo na batalha pela qualidade da democracia portuguesa", afirmou Cavaco Silva na sessão solene do 25 de Abril, no Parlamento, ...”
Em: -
http://expresso.clix.pt/Lusa/Interior.aspx?content_id=388778

Vá-se lá saber do que esta gente anda a falar.

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.