16.2.06

Expresso 16-02-06
Sobre o sr. M. Soares
Decidiu-se pelo abandono do território de Timor-Leste, em 1976, deixando o país de portas abertas para a invasão de tropas indonésias, o que provocou a morte de mais de 250.000 habitantes timorenses.
Campeonato

Euro-Árabe (?)

J.N. 16-02-06
“Estamos a pensar num mecanismo de direitos humanos que garanta o respeito pelas religiões com a ajuda das Nações Unidas”, afirmou Solana, após um encontro com o rei Abdallah II da Jordânia.
--Ai, ai, pensei que isso já existisse. Será que os Árabes sempre vão impor a sua lei, a sua vontade?


Expresso 16-02-06
França acusa Irão de ter um programa nuclear «clandestino»
Philippe Douste-Blasy, ministro dos negócios estrangeiros francês, numa entrevista á TV France 2
Ás tantas sai com esta pérola, ...«Não são só os europeus, é a França, a Alemanha e os Britânicos. Mas também a Rússia e a China»
--Temos Russos, Chineses, Europeus, e, Europeus não Europeus (?) como os Franceses, Alemães e Britânicos... ok!
Expresso 16-02-06
Alberto Costa
Ministro quer criar comissão para acompanhar escutas telefónicas
... criação de uma comissão especializada junto do conselho superior da magistratura (CSM) para «acompanhar do ponto de vista técnico a questão das escutas telefónicas»... «que seria integrada por um representante do presidente da república, um representante do parlamento e um juiz». (do ponto de vista técnico?... Técnico? Um representante do presidente da república e um representante do parlamento?)
...«que é um processo de razoável complexidade»... «uma fonte de atropelos e de problemas graves». (Porque será?)
...«determinação rigorosa de quem pode ser alvo de escutas». (Será este o ponto de vista técnico?)
...«não se encontra hoje delimitada em rigor nas leis penais» pois muitas vezes as pessoas pensam que «só os arguidos e suspeitos é que podem ser visados» pelas escutas, quando na prática acaba por não ser assim. (Porquê?)
...governo sugeriu...«tratamento diferente para diferentes situações», propondo soluções diversas consoante as entidades envolvidas e as profissões que tenham ou não contacto directo com o processo. (?)
(E para rematar) ...«interesse fundamental» para os cidadãos e para a democracia.

15.2.06

Expresso on-line de 15-02-06
Sr. Durão Barroso “A liberdade de expressão não é negociável”
Sr. Anders Fogh Rasmussen “ Encontramo-nos no maior desafio de politica externa que a Dinamarca enfrenta desde a II Guerra Mundial” “Uma tarefa considerável” “Não vemos a solução ao virar da esquina”
Sr. Roberto Calderoli, da Liga do Norte, anunciou que mandou fazer T-shirts, com as imagens das caricaturas de Maomé que causaram todas estas polémicas. Que não pretende ser uma provocação, mas um convite ao diálogo verdadeiro.

As coisas que se lêem.

14.2.06

Em debate organizado pela Universidade Católica Juristas defendem direito à blasfémia
Expresso 14-02-06
O conceito de liberdade de expressão abarca o direito à blasfémia, defenderam hoje especialistas em direito penal e em direito constitucional da Universidade Católica de Lisboa, num debate sobre a perspectiva jurídica da polémica sobre os «cartoones»de Maomé.
A iniciativa foi promovida por Rui Medeiros, professor associado, e pelos assistentes Jorge Pereira da Silva, Pedro Garcia Marques e Gonçalo Matias debater com jornalistas o objectivo de enquadrar juridicamente a polémica sobre as caricaturas.
Baseando-se na jurisprudência, o penalista Pedro Garcia Marques considerou que a liberdade de expressão deve ser defendida independentemente do conteúdo da mensagem ou da reputação de quem a difunde. (jurisprudência com razões que o bom senso desconhece?)
Jorge Pereira da Silva, constitucionalista, considerou que, tratando-se de caricaturas, é preciso ter em conta que a linguagem que lhes é própria é necessariamente satírica e implica a liberdade de criação cultural, que goza de uma ainda maior amplitude.
Frisando sempre que a avaliação dos limites à liberdade de expressão é relativa e varia de país para país, Pereira da Silva e Rui Medeiros, também constitucionalista, consideraram que a liberdade de expressão é fundamental, enquanto princípio estruturante da democracia, mas não é ilimitada.
Os limites à liberdade de expressão têm de ser sempre definidos para a protecção de outros direitos importantes e constitucionalmente garantidos - direito à identidade, ao bom nome, à vida privada, entre outros -, mas a avaliação do respeito por esses limites, defenderam, deve ser sempre ponderada caso a caso (não vá o Diabo tecê-las) e «contida» para não abrir caminho à censura.
«Neste caso, os limites dificilmente terão sido violados», considerou Rui Medeiros. (Como convém?)
Os especialistas sublinharam ainda a necessidade de a liberdade de expressão dispor daquilo a que os norte-americanos chamam «breathing space», ou espaço para respirar, o que significa que ela não pode ser exercida «num clima de pressão que leve à auto censura».


Criação cultural? Estas caricaturas de Maomé?

Criação s.f.
Acto ou efeito de criar; invenção; obra; produção; educação e sustento dado por alguém; igualdade, origem, nascimento; etc
Cultura s.f.
Conjunto dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições e de outros valores morais e materiais, característicos de uma sociedade; etc.

Artigo 251 Ultraje por motivo de crença religiosa:
Quem publicamente ofender outra pessoa ou dela escarnecer em razão da sua crença ou função religiosa, por forma adequada perturbar a paz pública, é punido com pena de prisão até 1 ano ou com pena de multa até 120 dias... (colaboração involuntária do sr C.M.R.)

Mais um cozinhado?
Só falta saber o direito a humilhar
.
J.N. 14-02-06
Ekmeleddin Ihsanoglun, por seu lado, manifestou o desejo de ver a UE combater “a islamofobia” através de legislação específica a aprovar pelo Parlamento Europeu.
(Era só o que faltava, por causa de interesses obscuros e libertinagem, haver limitações á liberdade. )

... Wolfgang Schuessel, presidente em exercício da U.E. Condenou ontem a publicação de uma caricatura sobre o holocausto... O “mau uso dos símbolos” e a violação de tabus como o holocausto devem der “condenados”... (Aproveitamento!?)


Sr. D. Barroso Expresso 14-2-06
... liberdade de expressão é um “valor fundamental”... ( direito a desafiar, blasfemar e humilhar, é liberdade de expressão? Não confundir com libertinagem ou interesses ocultos) “é melhor publicar de mais do que não ter liberdade”... (não tem nada a haver com as caricaturas, porque me parece que se está a tentar criar, através das reacções árabes, um sentimento anti-árabe no ocidente, porque razão?)
Anders Fogh Rasdmussen 1º ministro Dinamarquês
“Nem o governo nem o povo dinamarquês podem ser considerados responsáveis pelo que é publicado por um jornal livre e independente” (pura mentira, qualquer governo é responsável pelos seus cidadãos e seus actos), sublinhou, salientando que nem o governo nem o povo dinamarquês “tiveram alguma vez a intenção de insultar os muçulmanos” ( misturar alhos com bugalhos pode ser perigoso, misturar a atitude de um povo com a atitude de uns quantos, é errado).
Parece-me que se está a tentar criar confusão.

13.2.06

Ainda não percebi por que razão a Dinamarca continua a deixar-se arrastar nesta situação.
Porque razão o governo Dinamarquês não pegou já nestes srs tão desempoeirados, com tantos direitos a desfiar, blasfemar e humilhar e lhes faz uma proposta do tipo; Meus srs ou nos contam o que se passa, quem vos encomendou o serviço, etc, e a história tem de ser consistente e credível, ou envia-mo-vos até um país Árabe para lá poderem explicar a vossa fanfarronice e os vossos direitos.
O governo Dinamarquês submeter o resto dos cidadãos Dinamarqueses a boicotes e vexames não me parece correcto.
A não ser que hajam razões que a razão desconhece...

11.2.06

Sr. Kofi Annan
“ A liberdade de expressão não é uma licença. É vinculativa no respectivo exercício responsável e consciente. E, muito sinceramente, não percebo por que razão qualquer editor publicará um cartoon, neste momento, que possa inflamar e pôr achas na fogueira”.
Não é a sua responsabilidade, superior à de uns caricaturistas e respectivo jornal? Por isso sr. K. Anan, a imparcialidade não é uma licença. É vinculativa no respectivo exercício responsável e consciente.
Será que se “esqueceu”, ou foi mal “aconselhado”?
Quanto ás achas na fogueira, pois só os idiotas o fazem e só os idiotas reagem, quiçá para benefícios de outros.

10.2.06


TSF 05-02-06
Liga árabe responde ás caricaturas de Maomé com desenhos anti-semitas.
A iniciativa faz parte de uma "campanha" lançada na sexta-feira, dia em que anunciou a «publicação sistemática de desenhos atrevidos» para «romper tabus e cruzar todas as linhas vermelhas», numa referência às caricaturas de Maomé.Na sua página na Internet, a organização publica um desenho de Hitler deitado na cama com Anne Frank, um símbolo judaico do Holocausto, e uma segunda imagem que questiona o extermínio de judeus.«Depois da lição que árabes e muçulmanos receberam dos europeus sobre liberdade de expressão e tolerância e depois de muitos diários europeus voltarem a publicar as caricaturas dinamarquesas do profeta Maomé, a Liga decidiu entrar no negócio das imagens e fazer uso do seu direito à expressão artística», refere a organização.«Tal como os diários europeus asseguram que apenas querem defender a liberdade de expressão e estigmatizar os muçulmanos, nós também destacamos que os nossos desenhos não pretendem ser uma ofensa a ninguém e não devem ser encarados como uma declaração contra nenhumgrupo, comunidade ou acontecimento histórico», acrescenta.A Liga Árabe Europeia auto-denomina-se como «um movimento social e político para a defesa dos direitos das comunidades árabes e muçulmanas na Europa e, em geral, das causas árabes». Fundada por, Dyad Abu Jahjah, conta com cerca de 5000 associados na Bélgica.
- Uma acção idiota, merece uma reacção igualmente idiota?
-Com a publicação de desenhos que a liga árabe fez e fará, não estará a legitimar outras imagens?
-A imagem de intolerância, radicalismo e a brutal ameaça de morte para quem ofende o profeta, em nada favorece os líderes árabes muito menos a religião islâmica. O que seria se se ofendesse Alá? Estaríamos já em guerra com alguém?
-A oferta de 100kg de ouro para quem matar os idiotas dos cartonistas, não seriam melhor aplicados na criação de condições de vidas dos próprios árabes? Será que os que passam fome concordam com esta acção?

10-2-06 J.N.
O líder do movimento xiita radical libanês Hezbollah, o xeque Hassan Nasrallah, instava o Parlamento Europeu a aprovar "uma lei que proíba os atentados contra as religiões e os seus valores sagrados".
-Era só o que faltava!!

"Há uma polarização de dois campos, uma instrumentalização doentia, e seremos todos nós a pagar o preço", acrescentou Ramadan, professor da Universidade de Oxford.
-Haja bom senso!

9.2.06


"Se eles se inclinam à paz, inclina-te tu também a ela, e encomenda-te a Deus, pois Ele é oniouvinte e sapíentíssimo".
Durante o decurso da história, milhares de seres humanos pereceram em guerras e perseguições. Cabe a vocês decidirem se o número de mortos na balança histórica penderá para o lado da religião ou para o lado dos regimes totalitários, das guerrilhas, das ideologias mentirosas e anti-religiosas. Analisem a religião com base na verdadeira vontade de Deus, e não com base na vontade de grupos fanáticos.
8ª surata, versículo 61
.

Rui Camacho J.N. “Terrorismo também se faz sem bombas”
“... Mas sempre reconheci que a liberdade de imprensa envolve alguns riscos o de ultrapassar os seus limites éticos, o de esquecer o bom senso e, o mais grave, de ser instrumentalizada por interesses alheios aos próprios media. Com a caricatura do profeta, o jornal dinamarquês cometeu não tanto o pecado de ultrapassar quaisquer limites, mas o erro de ter fornecido um instrumento de agitação às forças promotoras das violentas manifestações anti-ocidentais no mundo islâmico que, quase cinco meses após a publicação, serão tudo menos espontâneas. Não só com bombas se faz o terrorismo.”
.
Vicente Jorge Silva D.N. “Caricaturas de Maomé e caricaturas da democracia”
Está claro que as caricaturas do profeta não passam de um mero pretexto nesta história, por mais evidente que seja a irresponsabilidade imbecil do jornal dinamarquês que começou por reivindicar em editorial o direito de "desafiar, blasfemar e humilhar" e acabou, de rabo entre as pernas, pedindo perdão pela ofensa às crenças islâmicas.
.
Parece-me que os responsáveis pelo jornal Dinamarquês não levaram em conta outros detalhes.
Esqueceram-se que há valores que cantam mais alto, mais poderosos que as irreverências juvenis.
1º- Parece que os Iranianos queriam (ou querem?) acabar com as suas vendas de petróleo em Dólares e passá-las para Euros (passaríamos a ter também PetroEuros), sendo esta moeda muito querida para os Europeus, qual seria a reacção a esperar? Para consumo interno a condenação das reacções, para consumo externo o caixote do lixo é a nova morada dos direitos humanos (aliás nunca de lá saiu, Tibete, para além de outros).
2º- E/ou criar um centro de venda de petróleo no Irão. Ora sendo o Irão um dos maiores produtores de petróleo, que consequências isto traria para o equilíbrio dos mercados petrolíferos, e os Árabes qual o mercado que escolheriam para negociar os seu petróleo?
3º- É também por de mais evidente que a “União” Europeia é uma miragem, que os Árabes não desconhecem. E foi com tiro certeiro que o sr. Ahmadinejad, presidente do Irão afirmou; "É preciso rever e anular os contratos económicos com os países que começaram este acto detestável e os que os seguiram".
.
Jornal Dinamarquês Jyllands Posten, pela 2ª vês pede desculpas aos muçulmanos pela publicação das caricaturas. “ Pedimos desculpa pelo grande mal entendido gerado pela publicação das caricaturas que apresentaram o profeta Maomé e alimentou sentimentos belicosos face à Dinamarca.”
.
Pois bem, parece que os responsáveis pelo jornal Dinamarquês, pegaram na sua fanfarronice e a jogaram pela janela fora, pegaram na viola e meteram-na no saco, no rabo e meteram-no entre as pernas e andam á procura de um buraquito para se esconderem... ou, será que a esta hora, já têm a vidinha bem governada?
Entretanto em França surgiu outro jornal de peito inchado com novos desafios. Esperemos que o peito inchado não seja por causa de uma inflamaçãosita, ou a se fazerem á vidita, por interesses obscuros.
Próximos capítulos virão.

8.2.06

Sete rosas, sete dias, sete beijos junto ao mar, são sete rosas vermelhas, macias, rubras cerejas escondidas nalgum olhar.
É odor da maresia, gaivotas a esvoaçar, procuram portos distantes, voos breves, oscilantes, escutam sereias cantantes que não param de tentar.
A melodia das ondas seu vaivém de embalar são sete rosas na areia onde a luz da lua cheia as pretende ofuscar.
Há muitas vidas paridas na minha pátria a chorar, nesta pátria adormecida, outrora rejuvenescida por heróis desconhecidos, crescidos a navegar.
São sete rosas vermelhas, sangue rubro a gotejar , são as feridas de um povo que já deixou de lutar.
Poema que gentilmente me enviaram.
Impossível descer mais!

Que crime hediondo terá cometido esta pobre criança, para merecer esta barbárica e cruel tortura?

Quando psicóticos (sem ofensa aos outros) chegam ao poder, a barbárie e a crueldade saem á rua!

Mas...que dizer dos outros líderes mundiais que , apoiam, negoceiam e suportam estes psicopatas?

Indescritível... inqualificável ! !

Fotos copiadas do blog "ouro-sobre-estrelas. blogspot.com"

Comunicado do ministro dos Negócios Estrangeiros.

Portugal lamenta e discorda da publicação de desenhos e/ou caricaturas que ofendem as crenças ou a sensibilidade religiosa dos povos muçulmanos.
A liberdade de expressão, como aliás todas as liberdades, tem como principal limite o dever de respeitar as liberdades e direitos dos outros.
Entre essas outras liberdades e direitos a respeitar está, manifestamente, a liberdade religiosa - que compreende o direito de ter ou não ter religião e, tendo religião, o direito de ver respeitados os símbolos fundamentais da religião que se professa.
Para os católicos esses símbolos são as figuras de Cristo e da sua Mãe, a Virgem Maria. Para os muçulmanos um dos principais símbolos é a figura do Profeta Maomé.
Todos os que professam essas religiões têm direito a que tais símbolos e figuras sejam respeitados.
A liberdade sem limites não é liberdade, mas licenciosidade.
O que se passou recentemente nesta matéria em alguns países europeus é lamentável porque incita a uma inaceitável 'guerra de religiões' ainda por cima sabendo-se que as três religiões monoteístas (cristã, muçulmana e hebraica) descendem todas do mesmo profeta, Abraão.
Diogo Freitas do Amaral
Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros

Sr Ministro haverá mais alguma coisa que nós (o zé povinho) não sabemos? É que fica mal condenar uma má acção e não condenar uma má reacção!

10-02-06

"... porque incita a uma guerra de religiões" (?)
-A guerra de religiões agradece-lhe o contributo.
-Na Dinamarca, como em qualquer país democrático, os tribunais estão preparados para julgar entre outras coisas, os casos de ofensas e incitamentos á violência, portanto, deixe-mo-los actuar.
-Quem é ofendido ou incitado tem também (ou devia de ter, é uma condição humana), a capacidade de avaliação, sendo arrastado para a violência se assim o quiser.


Esperemos que a Europa não queira partilhar a opinião de Vladimir Lenin:

“É verdade que a liberdade é preciosa, tão preciosa, que tem de ser cuidadosamente racionada”

2.2.06


Governo Português aumenta o imposto sobre o tabaco.
Sabe sempre bem mais uns trocos para gastar mal gastos como sempre os governos Portugueses fizeram e fazem, e fica muito bem a ideia de combater um mal que é o fumar, o politicamente correcto.
As tabaqueiras Americanas e Espanholas entram em guerra e baixam o preço do tabaco, que chega a custar até menos um euro em Espanha que em Portugal.
Autoridades Portuguesas estimam que as percas fiscais provocadas pelo contrabando poderão ir de 60 a 90 milhões de euros.
Para já hehehehehe...

1.2.06

"Os homens de todo mundo, matam outros homens para forjar uma reputação, construir impérios pessoais e aumentar a sua capacidade de acesso às mulheres."
Michael P. Ghiglieri
(Antropólogo)

Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.